terça-feira, 12 de maio de 2009

Memórias musicais de Lisboa: A estreia de Tristão e Isolda

Em mais uma visita ao Arquivo Fotográfico Municipal online, lembrei-me de pesquisar pelo termo "ópera". Não são muitos os resultados (há acervos da especialidade melhor dotados, naturalmente), mas ainda assim suficientes para iniciar estas "Memórias".

Portugal sempre esteve (e está) na periferia da Europa "operática" (ou artística em geral, na verdade). No entanto, tal não impediu (nem deveria impedir) a passagem de grandes artistas por Lisboa, em representações memoráveis (não raras vezes com excelente acompanhamento de artistas portugueses).
Aqui temos dois desses artistas, Cecilia Gagliardi e Francesc Vinyas (nome em catalão actual), fotografados em Lisboa (1908) como Tristão e Isolda (Wagner):



Chamou-me a atenção a peculiar indumentária "wagneriana", em versão de início do Século XX, mais que tudo.
Porém, ao tentar pesquisar algo mais sobre estas fotos, segui o "fio" de um episódio histórico...

Acontece que a apresentação do "Tristão" em 1908 foi a sua estreia absoluta em Portugal... nada mais nada menos que no dia 1 de Fevereiro, em que foram assassinados no Terreiro do Paço o Rei e o Príncipe Real (seguindo-se a execução dos atiradores). Estava aliás prevista a presença da Família Real nessa estreia, no Teatro de São Carlos, o que obviamente não se verificou. Quanto à estreia, não sei ao certo se acabou por ser naquele dia ou nalgum dia seguinte, mas aconteceu.

Quanto a Vinyas (nascido na Catalunha) e Gagliardi (nascida em Roma), alcançaram fama nesse tempo, deste e do outro lado do Atlântico. De Vinyas há registos sonoros, editados em disco. De Cecília Gagliardi, parece que não. Se não me falha a fonte, Puccini escreveu a Toscanini para que Gagliardi fosse a primeira Fanciulla del West na estreia europeia da obra (prevista para ser em Roma - a estreia absoluta foi no "Met" de Nova Iorque). Tal acabou por não acontecer, pois Gagliardi comprometeu-se como "Aïda", noutra produção (Verdi).
Finalmente, penso que já terá dado para perceber que o primeiro "Tristão" de Lisboa foi cantado... em italiano! No São Carlos, e até esse mesmo ano, era essa a regra...

Fonte:
Arquivo Fotográfico Municipal de Lisboa